A importância de estar atento à Substituição Tributária

Com o objetivo de produzir e compartilhar conteúdos relevantes sobre o mercado de tributos e fiscal traremos mensalmente uma conversa com um de nossos especialistas. 

 

Para esta segunda edição, convidamos o Renato Carvalho, um de nossos Gerentes de Projetos para compartilhar o que há de mais interessante quando o assunto é Substituição Tributária.

Papo de Especialista com Renato Carvalho

“Penso que o correto cálculo tributário e aplicação dos impostos/tributos sobretudo da substituição tributária do ICMS pode ser um fator determinante para que não haja uma distorção da margem de lucro no final da operação”

No início do projeto, quais são as principais dores destacadas pelos clientes?

Percebi que um dos temas mais complexos que impacta diretamente o dia a dia da área de tributária é a ST (substituição tributária) do ICMS.

 

Quando iniciamos um projeto de taxdetermination esse tema está latente e vem à tona rapidamente. Além da grande complexidade tributária do Brasil, existem algumas variáveis que podem influenciar nesse processo como: nível da maturidade tributária, o segmento, o fluxo de distribuição, volume de transações, a posição na cadeia em que está inserido, entre outras. Penso que direta e indiretamente estas variáveis determinam o nível de esforço, custo/investimento e dimensão da estrutura que uma companhia possuirá para atender a todos os requisitos legais do país.

 

Os maiores desafios que vejo para os grandes contribuintes é em um primeiro momento acompanhar todas alterações legais e se manter compliance tributário o tempo todo, incluindo as constantes mudanças do ICMS-ST (Pauta e MVA por exemplo) e em um segundo momento é buscar oportunidades financeiras, operacionais, de negócio e de crescimento através do planejamento tributário, tornando-se mais competitiva e melhor posicionada no mercado em que está inserida.

Existe algum segmento/business que você considera ser indispensável estar atento à substituição tributária?

Sobretudo o varejo. Como a margem de lucro não é muito alta e o volume é enorme, penso que o correto cálculo tributário e aplicação dos impostos/tributos sobretudo da substituição tributária do ICMS pode ser um fator determinante para que não haja uma distorção da margem de lucro no final da operação. Evitando uma grande exposição fiscal.

Ao final do projeto, qual é o principal feedback recebido?

Eu gosto de ressaltar que em diversas oportunidades recebemos feebacks positivos ainda durante a realização do projeto. Quando é detectado a necessidade de reavaliar alguma operação e ou cálculo tributário, nossos clientes identificam oportunidades de utilizar as corretas cargas tributárias para otimizar e alavancar o negócio, ou seja, neste momento o projeto já se torna um diferencial e uma vantagem competitiva para nosso cliente.

E assim encerramos o segundo Papo de Especialista. Renato, agradecemos o seu tempo, sua disponibilidade e principalmente sua proatividade em compartilhar um pouco do seu conhecimento conosco. 

 

Nós sabemos que este assunto é muito complexo e que ainda precisamos tocar em alguns pontos cruciais. Por isso deixamos todo nosso time à sua disposicao para possíveis dúvidas, clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas.

Conheça nossa consultoria!

Nós implantamos um engine de cálculo com regras  atualizadas integradas ao seu ERP que garante a correta aplicação dos impostos (ICMS, IPI, II, PIS, COFINS, ISS) e suas retenções, tanto em operações de entrada e saída, como na escrituração. 

Para que os seus prazos sejam mantidos  a nossa Consultoria Fiscal e Tributária conta com um calendário fiscal criado para gerenciar a entrega de todas as suas obrigações. 

Apoiados por um software atualizado e pioneiro no mercado, a nossa Consultoria prepara o seu time para auditar e cruzar a maior variedade de obrigações e declarações, apontando através de relatórios as inconsistências, as não conformidades e os erros de leiaute, com toda a orientação necessária para a correção.

Gestão de NF-e e CT-e

Um dos nossos objetivos é apoia-lo no gerenciamento dos seus documentos fiscais eletrônicos (NF-e|CT-e). Validação automaticamente na SEFAZ, e em tempo real, todos os seus XMLs, centralizando-os e mantendo-os organizados em um só lugar. 

Garantimos mais agilidade na entrada física
(MIGO) e fiscal (MIRO) de mercadorias e serviços e reduzimos o tempo gasto com
atividades periféricas, otimizando o trabalho dos profissionais e áreas da sua
empresa envolvidos nos processos logístico e fiscal.

Acompanhamos em tempo real todas as atualizações ficas e tributárias que podem impactar diretamente o seu business. 

Tags

No responses yet

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *