Auditoria Digital

Chegamos a quarta edição do Papo de Especialista e o assunto de hoje é Auditoria Digital.

 

Convidamos nosso especialista no assunto, Cassiano Neto, para compartilhar o que há de mais interessante.

Papo de Especialista com Cassiano Neto

“A auditoria fiscal digital deve ser uma prática em todos os segmentos do mercado e deve envolver toda a empresa (contabilidade, financeiro, comercial, jurídico etc.), pois os reflexos são grandes”

Quais são os riscos que estão correndo as empresas que não estão atentas as suas obrigações e declarações?

As obrigações, chamadas de acessórias são basicamente as declaratórias, ou seja, o momento em que a empresa declara sua dívida tributária como o governo de qualquer ente federativo (União, Estados e Municípios).

Trata-se da “confissão de dívida”, através do lançamento tributário por declaração do contribuinte. Então as empresas devem ficar atentas com qualidade da informação declarada ao fisco nas obrigações acessórias entregues, pois havendo discrepâncias entre o que está sendo declarado e o que é devido (obrigação principal), pode gerar um passivo tributário e uma ingrata notificação para prestar esclarecimento ou em casos mais extremos a abertura de um procedimento fiscalizatório.

Existe algum segmento/business que você considera ser indispensável ter o processo de auditoria digital?
A auditoria fiscal digital deve ser uma prática em todos os segmentos do mercado e deve envolver toda a empresa (contabilidade, financeiro, comercial, jurídico etc.), pois os reflexos são grandes. Entenda que a informação que chega na contabilidade e no fiscal advém da empresa toda e sem qualidade o risco do passivo tributário pode ser tão grande que pode comprometer os resultados na empresa. Entenda que tudo que está relacionado a apuração, declaração e fiscalização de tributos está digital hoje em dia. O fisco possui atualmente mecanismos de cruzamentos de informações para apontar e constatar desvios nos processos internos das empresas e se isso acontecer, sem que o gestor tenha conhecimento disso, o resultado e consequências não serão bons para a empresa.
 
Ao término do projeto, qual é o principal feedback recebido?

A questão do feedback é relativa, existem vários tipos, temos o positivo, negativo, negativo positivo etc. Não vamos aqui entrar na definição porque em tempos de “google” podemos encontrar várias definições, com ou sem qualidade. De fato, o melhor e principal feedback sempre será dado pelo destinatário final do projeto. Aquele que confiou em você e recebeu o que esperava. Feedback recebidos ao longo do projeto, seja qual for o tipo, no final quando o cliente está feliz e satisfeito é o que importa. Chamamos isso de “cases de sucesso”. O que acontece antes, será aprendizado e experiência que será levado para os próximos desafios

E assim encerramos o quarto Papo de Especialista. Cassiano, agradecemos o seu tempo, sua disponibilidade e principalmente sua proatividade em compartilhar um pouco do seu conhecimento conosco. 

Nós sabemos que este assunto é muito complexo e que ainda precisamos tocar em alguns pontos cruciais. Por isso deixamos todo nosso time à sua disposição para possíveis dúvidas, clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas.

Conheça nossa consultoria!

Nós implantamos um engine de cálculo com regras  atualizadas integradas ao seu ERP que garante a correta aplicação dos impostos (ICMS, IPI, II, PIS, COFINS, ISS) e suas retenções, tanto em operações de entrada e saída, como na escrituração. 

Para que os seus prazos sejam mantidos  a nossa Consultoria Fiscal e Tributária conta com um calendário fiscal criado para gerenciar a entrega de todas as suas obrigações. 

Apoiados por um software atualizado e pioneiro no mercado, a nossa Consultoria prepara o seu time para auditar e cruzar a maior variedade de obrigações e declarações, apontando através de relatórios as inconsistências, as não conformidades e os erros de leiaute, com toda a orientação necessária para a correção.

Gestão de NF-e e CT-e

Um dos nossos objetivos é apoia-lo no gerenciamento dos seus documentos fiscais eletrônicos (NF-e|CT-e). Validação automaticamente na SEFAZ, e em tempo real, todos os seus XMLs, centralizando-os e mantendo-os organizados em um só lugar. 

Garantimos mais agilidade na entrada física
(MIGO) e fiscal (MIRO) de mercadorias e serviços e reduzimos o tempo gasto com
atividades periféricas, otimizando o trabalho dos profissionais e áreas da sua
empresa envolvidos nos processos logístico e fiscal.

Acompanhamos em tempo real todas as atualizações ficas e tributárias que podem impactar diretamente o seu business. 

Tags

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *